Ícone do site Portal Norte

Ayrton Senna: capacete usado no acidente foi incinerado após a tragédia

Capacete de Ayrton Senna se tornou uma marca registrada - Foto: Reprodução

Capacete de Ayrton Senna se tornou uma marca registrada - Foto: Reprodução

Incineraram o capacete de Ayrton Senna, sua marca registrada nas pistas, após o trágico acidente no GP de San Marino. A medida, tomada em meio à comoção global, encerrou as investigações sobre o caso, dando fim aos elementos do acidente.

O piloto brasileiro morreu no dia 1º de maio de 1994 em decorrência de um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino. Ayrton Senna, no auge dos 34 anos, corria a sétima volta no circuito quando houve a colisão fatal.

Beco”, como era conhecido pelos familiares, deixou o mundo em luto.

Capacete de Ayrton Senna é incinerado

Em 2002, oito anos após a trágica morte, optaram por destruir o capacete usado pelo astro automobilístico no dia do acidente. A Corte de Bolonha, que investigava as circunstâncias da colisão, liberou o equipamento de segurança.

Devolveram o capacete para a empresa responsável pela produção que, em acordo com a família de Senna, optou por incinerá-lo. Com isso, colocaram fim em todos os elementos do acidente com a Justiça Italiana, segundo o Diário do Grande ABC.

Trágico acidente do piloto brasileiro

No dia 1º de maio, há 30 anos, a barra de direção do seu carro quebrou e o piloto brasileiro perdeu o controle na pista. Há cerca de 210 km/h, colidiu contra uma barreira de pneus e, em seguida, Senna já aparece imóvel.

Em uma entrevista à Folha, dias depois do acidente, O médico Gordinni, primeiro a socorrer Ayrton Senna após o acidente no GP de San Marino, descreveu o quadro clínico grave do piloto.

Ele relatou que, apesar dos esforços de uma equipe de médicos e do uso de modernos equipamentos, o impacto foi tão forte que o capacete não conseguiu proteger Senna. Gordinni disse, na época, que sangue escorria pela boca e nariz, indicando a gravidade da situação.

Senna: onde assistir minissérie?

Netflix estreia na próxima sexta-feira (29) a minissérie sobre Ayrton Senna, intitulada com o sobrenome do piloto brasileiro. Na produção, que recontará a vida do atleta de forma fictícia, o ator Gabriel Leone o interpretará.

A produção conta com a direção de Julia Rezende e do cineasta Vicente Amorim. O audiovisual conta com 6 episódios que recontam a carreira automobilística do piloto até o trágico acidente na Itália, em 1994.

Representando o Brasil, o elenco conta com Alice Wegmann, de ‘RensgaHits!’; Camila Márdila, de ‘Que Horas Ela Volta?’; Hugo Bonemer, de ‘A Vida Secreta dos Casais’ e muitos mais.

Sair da versão mobile