Beyoncé revelou que tem psoríase no couro cabeludo. A doença é caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas, que descamam na pele.
Em entrevista à revista Essence, a cantora explicou que tem a doença desde a infância e refletiu sobre a importância da relação com cabelo.
“Tenho muitas lembranças ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no couro cabeludo para tratar minha psoríase – esses momentos foram sagrados para mim”, disse.
A mãe da artista, Tina Knowles, tinha o próprio salão de beleza e era cabeleireira.
Por isso, Beyoncé ressaltou que “o cabelo sempre foi uma parte importante de nossas vidas. Assim como a moda salvou nossa família, ganhamos a vida com o cabelo”.
Há algumas semanas, a cantora revelou que iria lançar uma coleção de produtos para cabelo chamada Cécred. Na entrevista, a artista explicou o conceito do nome:
“Peguei o final do meu nome, Cé, e fiz dele o início da palavra sagrado (sacred, em inglês) para criar Cécred. Do salão da minha mãe, dos rituais diários com o meu pai e dos anos de experiência no desenvolvimento de uma linha de cuidados para os cabelos, a jornada foi exatamente isso: Cécred”, concluiu.
O que é psoríase?
Psoríase é uma doença crônica e autoimune que provoca manchas avermelhadas e placas descamativas na pele.
A causa exata da psoríase é desconhecida, mas está relacionada com a genética e histórico familiar.
O desenvolvimento da doença no corpo está associado a um processo inflamatório em uma das camadas da pele, cujas células perdem a adesão e começam a se soltar e descamar.
Por essa razão, a psoríase é considerada uma doença autoimune, ou seja, que é provocada pelo próprio sistema de defesa do corpo.
Às vezes, as placas descamativas de pele lesionada aparecem nas palmas de pés e mãos, no couro cabeludo, e até em axilas, virilha e genitais.