O filho de Zé Vaqueiro retornou à UTI na última sexta-feira (17), logo após receber alta e ir para casa pela primeira vez. Cinco dias após a liberação, o pequeno Arthur teve uma parada cardíaca, conforme confirmado pelo cantor na terça-feira (21).

Desde o seu nascimento, em 24 de julho de 2023, Arthur está sob observação hospitalar. Diagnosticado com a “Síndrome de Patau”, o filho de Zé Vaqueiro luta pela vida, apesar do prognóstico da condição.

A Síndrome de Patau é uma doença genética rara causada pela trissomia do cromossomo 13. Geralmente, os recém-nascidos diagnosticados têm apenas alguns dias de vida. A longevidade no quadro é rara.

No caso de Arthur, que agora completa nove meses, houve uma melhora no quadro que o possibilitou sua ida para casa pela primeira vez, na quinta-feira (16). Contudo, um dia depois, retornou à UTI após a parada cardíaca.

Atualização sobre o filho do Zé Vaqueiro

Em seu Instagram, o cantor atualizou o estado do filho, afirmando que o pequeno Arthur está estável, após a parada cardíaca. Além disso, o forrozeiro disse que a criança colheu exames e aguarda os resultados.

Ainda na mensagem, Zé Vaqueiro agradeceu as mensagens e orações pelo filho Arthur. Antes disso, na data da internação na UTI, a mãe Ingra comunicou os fãs e pediu ajuda de Deus.

O que é a Síndrome do Patau?

A doença rara é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no bebê. Dessa forma, em vez da pessoa ter uma dupla de cromossomos, ela fica com um trio. A presença de um cromossomo a mais faz com que as células funcionem de uma forma irregular, provocando, por exemplo, malformações no cérebro, nos olhos e no coração.

A condição pode ser identificada no pré-natal e também ao realizar exames como cariótipo na gestação, que analisa os cromossomos presentes.