No último dia de Carnaval, a Sala de Xadrez da Federação Amazonense de Xadrez (FAX), localizada na rua Maceió, nº 686, altos, no bairro Adrianópolis, em Manaus, foi palco do Primeiro Memorial Blitz Alexandre Gonçalves 2024.

O evento reuniu 37 destacados jogadores dos estados do Amazonas, Roraima, Alagoas e São Paulo.

A competição, que seguiu o sistema suíço em 13 rodadas, foi um marco para a comunidade enxadrística local, sendo válida para o rating da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e The International Chess Federation (FIDE).

Eduardo Barbosa Mesquita, representando o Amazonas, sagrou-se campeão do torneio, seguido por MF Andrey Neves, também do Amazonas, em segundo lugar, e CM Victor Gabriel, jogador de Roraima, em terceiro.

Segundo Alan Nascimento Teixeira, Diretor Técnico da FAX e árbitro da competição, o torneio contou com uma participação significativa de atletas de alto nível, incluindo um Mestre Fide, um candidato a Mestre, oito Mestres Nacionais e uma Mestre Nacional Feminina.

Destaque também para a presença dos campeões brasileiros dos Jogos Escolares Brasileiros, MN Suan Lira e Williams Teles.

Desde sua fundação, a FAX já teve 15 campeões absolutos, e cinco deles estiveram presentes no Primeiro Memorial Blitz Alexandre Gonçalves 2024.

O evento marcou o início do calendário da FAX para o ano de 2024, conforme anunciado pelo mestre nacional e presidente da federação, Rudson Peixoto.

Foto: Divulgação

Próximo encontro

O próximo encontro está agendado para os dias 24 e 25 de fevereiro, com o Festival Amazonense da Criança 2024 (FAMAC), que incluirá o campeonato amazonense de categorias sub-08, sub-10 e sub-12 anos.

O calendário da federação para 2024 promete uma série de eventos emocionantes, incluindo o inédito Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido e Blitz em Manaus, o Manaus Chess Open em outubro, entre outras competições.

As competições têm o objetivo de fortalecer a presença do Norte do Brasil no cenário enxadrístico nacional e internacional.