O Manaus derrotou o Parintins por 1 a 0 e conquistou o título do segundo turno do Campeonato Amazonense, o Barezão 2024. A partida, em jogo único, foi disputada no último domingo (7), na Arena da Amazônia. O único gol do jogo foi marcado por Denis, com menos de um minuto do segundo tempo.
A conquista garantiu ao Gavião, além da taça, a vaga na Série D, Copa do Brasil e Copa Verde de 2025. O clube também disputará a final geral do campeonato, contra o Amazonas. A partida será no próximo domingo (14), às 18h, no estádio Roberto Simonsen, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Industria (Sesi), na avenida Cosme Ferreira.
O Tourão, derrotado, terá o Estadual como única competição a ser disputada em 2025. A equipe não conseguiu, apesar da ótima campanha no Barezão 2024, garantir vaga em alguma competição nacional no próximo ano.
Como foi o jogo
O Manaus tomou as primeiras iniciativas de ataque na partida. Com 20 segundos de jogo, Ibiapino recebeu na direita e chutou por cima do gol. Aos 3 minutos o zagueiro Gutierrez chutou e a defesa do Parintins tirou a bola em cima da linha.
A equipe de Maurinho Fonseca chegou ao ataque algumas vezes após as ações ofensivas do Gavião, mas não conseguiu concluir. O Manaus seguiu atacando e finalizou algumas vezes.
Aos 39 minutos, Ibiapino recebeu cruzamento da direita do ataque e marcou, mas o bandeirinha assinalou impedimento.
O time de Rio Preto da Eva chegou perto de abrir o marcador aos 47 minutos do primeiro tempo. A defesa do Manaus entregou a bola no pé de Léo Itaperuna, o atacante recebeu na esquerda e o goleiro Vinicius saiu para tentar tirar, mas não conseguiu. Léo driblou o goleiro e chutou. A bola passou próximo do gol, mas não entrou.
2º tempo
O Manaus voltou com mais intensidade no começo do segundo tempo e abriu o placar com menos de 1 minuto. Renan, na esquerda, cruzou para Denis, que havia acabado de entrar, chutar e marcar. A bola ainda desviou na defesa do Tourão e o goleiro Robert chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol.
A equipe de Renatinho Potiguar seguiu atacando e teve outras boas chances para ampliar o marcador. Aos 5 minutos, Renan recebeu no ataque e finalizou no canto direito para boa defesa do goleiro do Parintins.
Aos 24 minutos, Wendel Nery cruzou e Denis chutou de primeira para fora. Com 32 minutos, o Parintins seguiu tentando atacar e Daniel chutou por cima para fora.
O Gavião teve outra grande chance aos 34 minutos, novamente com Renan. O camisa 10 chutou e Robert fez grande defesa. Vice-artilheiro da equipe no torneio, Renan ainda meteu uma bola na trave aos 47 minutos.
Sem mais grandes chances para as duas equipes, o placar permaneceu inalterado. Manaus 1 a 0 e título para o esmeraldino.