A equipe brasileira de ginástica artística brilhou na fase classificatória das Olimpíadas de Paris 2024 neste domingo (28).
Na competição individual geral, Rebeca Andrade alcançou o 2º lugar, ficando apenas atrás da norte-americana Simone Biles. No ranking por equipes, o Brasil garantiu uma vaga na final, terminando em 4º lugar.
A competição começou às 16h10, com Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira representando o Time Brasil na subdivisão 5.
Rebeca Andrade e Simone Biles
Rebeca Andrade conquistou o 2º lugar em três dos quatro aparelhos: salto sobre cavalo, barras assimétricas e solo, com Simone Biles liderando em todas essas categorias. Na trave de equilíbrio, a chinesa Yaqin Zhou ficou em primeiro, seguida por Biles e Rebeca.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou na sexta-feira, 26 de julho, que Simone Biles, de 27 anos, registrou um movimento inédito nas barras assimétricas. Se Biles executar esse movimento durante as Olimpíadas de Paris, ele será batizado com seu nome.
O novo movimento consiste em um giro para frente seguido de uma volta e meia no apoio de mãos, e foi avaliado com dificuldade 0,5 pelo Comitê Técnico da FIG.
Simone Biles já tem cinco movimentos nomeados em sua homenagem, mas nenhum nas barras assimétricas. Seus movimentos autorais até agora foram realizados no solo, na trave e no salto.
Este anúncio veio um dia após Rebeca Andrade registrar um salto inédito. O movimento criado por Rebeca foi analisado e receberá uma nota de partida 6,0. Se executado, também levará o nome da atleta brasileira.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.