O advogado, mestre em Economia e professor, Fernando Haddad tomou posse, nesta segunda-feira (2), como Ministro da Fazenda, em Brasília (DF).

Em seu discurso de posse, Haddad destacou que a prioridade é trabalhar com ênfase na recuperação das contas públicas e foco no combate à inflação.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“É preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade, mas, principalmente, com responsabilidade social, geração de empregos, oportunidades, renda, salários dignos e preços mais justos”, afirmou.

O atual ministro se comprometeu a entregar uma nova âncora fiscal ainda no primeiro semestre deste ano, sendo este, um dos compromissos firmados para a aprovação da PEC da Transição pelo Congresso Nacional.

“Assumo com todos vocês o compromisso de enviar a proposta de uma nova âncora fiscal, que organize as contas públicas, que seja confiável, e, principalmente, respeitada e cumprida”, destacou Fernando Haddad.

RELACIONADAS

+ Ministro do desenvolvimento toma posse e prioriza Brasil fora do mapa da fome

+ Lula revoga atos para a privatização de oito empresas estatais

+ Novo ministro da Educação quer mais escolas em tempo integral

+ Nova ministra da Saúde pretende criar grupo de estudos para Amazônia

+ Joenia Wapichana quer autonomia política para a Funai

Ainda conforme o ministro, é necessário colocar os indicadores no rumo certo, onde um Estado Forte não significa especificamente um Estado grande e obeso.

Para Fernando Haddad é preciso um Estado que entrega com responsabilidade aquilo que está previsto na Constituição.

“Não queremos nem mais e nem menos do que os direitos dos cidadãos respeitados, e isto inclui a responsabilidade fiscal, que precisa caminhar junta à política monetária. Elas precisam estar harmonizadas em uma política econômica, para o Brasil se recuperar”, pontua.

De acordo com Haddad, é fundamental a implementação de medidas necessárias para estabelecer a confiança dos investidores e o país voltar a crescer.  

Currículo Fernando Haddad 

Fernando Haddad é advogado, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

Ele foi analista de investimento e consultor de investimento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (FIPE).

No cargo do instituto, Haddad ajudou a criar a Tabela Fipe, usada para verificação de preços de automóveis. Também foi professor da USP.

Foi subsecretário de finanças da prefeitura de São Paulo, na gestão da prefeita Marta Suplicy e também assessor especial do planejamento no primeiro ano no governo Lula, em 2004.

Assumiu a secretaria executiva do ministério da Educação, do qual passou a ser o ministro, entre 2005 e 2012.

Candidatou-se à prefeitura de São Paulo, onde administrou de 2013 a 2016. Sua gestão à frente da prefeitura da capital paulista foi uma das mais premiadas internacionalmente na história da cidade.

Dentre os prêmios destacam-se em particular, a obtenção inédita do grau de investimento para a cidade, pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. Transformando a cidade mais endividada do país, em uma cidade credora, líquida.