No mundo da fotografia, onde a juventude e a novidade frequentemente dominam, o fotógrafo Christian Vieler encontrou inspiração na serenidade dos cães idosos. Conhecido por suas famosas fotos de cães pegando petiscos no ar, Vieler recentemente voltou seu olhar atento e coração compassivo para os cães mais velhos, criando um ensaio que destaca a beleza única e a dignidade desses animais na terceira idade.
A ideia surgiu naturalmente para Vieler, que sempre teve uma profunda ligação com cães. Observando a própria cadela envelhecer, ele percebeu que havia uma história rica e complexa escrita nas rugas, nos pelos grisalhos e nos olhos dos cães idosos.
“Há algo de profundamente comovente e bonito na maneira como os cães mais velhos carregam sua experiência de vida. Suas expressões são cheias de sabedoria e calma, algo que só o tempo pode proporcionar”, comenta Vieler no International Business UK.
Com sua nova série, intitulada “Elder Paws” (Patinhas Idosas), Vieler captura retratos íntimos que revelam a alma dos cães idosos. Cada foto é uma janela para o coração desses animais, mostrando olhares de ternura, gratidão e a quietude que vem com a idade.
“Esses cães têm histórias para contar, e meu objetivo é capturar a essência dessas histórias através de minhas lentes”, diz o fotógrafo também para o veículo IBT.
A sabedoria dos cães idosos
Os retratos de Vieler não apenas exaltam a beleza física dos cães idosos, mas também enfatizam a profundidade emocional e a sabedoria adquirida ao longo dos anos. Ele acredita que essas imagens podem ajudar a mudar percepções, incentivando as pessoas a verem a velhice com mais admiração e menos preconceito.
“Espero que minhas fotos inspirem mais pessoas a considerarem adotar cães idosos. Eles ainda têm tanto amor para dar e merecem viver seus últimos anos com dignidade e carinho”, ressaltou em entrevista no Upworthy’s.
Para aqueles que desejam ver mais desse trabalho tocante, a série “Elder Paws” está disponível no site oficial de Christian Vieler e em suas redes sociais.