Após a reunião entre o presidente Lula e ministros nesta quinta-feira (14), o governo segue confiante na queda do preço do arroz nas próximas semanas. O governo espera que a queda seja entorno de 20%.

Participaram da reunião os ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Rui Costa , da Casa Civil; Paulo Texeira, do Desenvolvimento Agrário e Carlos Fávaro, da Agricultura.

A pauta da reunião foi a alta no preço dos alimentos. Fato é que este aumento tem gerado insatisfação por boa parte dos consumidores brasileiros, além de inclusive já ser um dos motivos para a queda de popularidade do presidente Lula, conforme pesquisas já divulgadas.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que o aumento no preço dos alimentos teve forte influência do alto volume de chuva nos últimos meses.

Segundo ele, no caso do arroz, por exemplo, 85% da produção nacional de arroz vêm do Rio Grande do Sul. As áreas produtoras do estado têm sofrido com enchentes em 2024.

Ainda segundo o ministro ““É uma preocupação do presidente que a comida chegue barata na mesa do povo brasileiro.”

Durante a reunião, o presidente Lula e os ministros também discutiram sobre as mudanças que serão feitas no próximo Plano Safra.