Em anúncio realizado na manhã desta segunda-feira (30), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), confirmou a futura aquisição de mais armamentos para a Guarda Municipal da cidade.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A partir da Emenda Parlamentar do senador Eduardo Braga (MDB), um recurso de R$ 10 milhões será destinado para a compra de “submetralhadoras, escopetas calibre 12, balas de borracha”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, a gestão irá entregar para Manaus uma “guarda treinada, equipada, armada e preparada para ajudar na segurança pública da cidade”.

A verba federal ainda está em tramitação e também será utilizada na aquisição de viaturas, material de Controle de Distúrbios Civis (CDC), lanchas, quadriciclos e escritórios modulares.

O anúncio de armamento pesado para a GMM já havia sido salientado pelo Portal Norte anteriormente.

Durante o programa Pensa Comigo em comemoração ao aniversário de Manaus, David Almeida anunciou, previamente, o investimento no setor de segurança pública.

“Com os recursos da emenda parlamentar, vamos comprar armamentos mais pesados, com escopeta, metralhadora, se possível fuzil”, anunciou na época.

Ele ainda ressaltou que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu que as Guardas Municipais como forças auxiliares da Segurança Pública e que os guardas têm ajudado a diminuir os furtos em órgãos públicos.

Concurso público

O concurso público para a Guarda Municipal também foi confirmado, novamente, pelo prefeito no anúncio oficial desta segunda.

“A guarda municipal, hoje, tem respeito, tem acima de tudo a admiração da população de Manaus e vai ganhar ainda mais notoriedade com tudo que estamos fazendo”, declarou. “Esse concurso público, se somando a todos esses investimentos, nós vamos colocar uma guarda municipal nas ruas da cidade de Manaus para que nós possamos ajuda na segurança pública”, enfatizou.

Em declaração anterior, David Almeida salientou que o edital irá sair no mês de novembro para a contratação de 100 a 150 pessoas.

“Eu quero fazer esse concurso para a auxiliar a polícia militar”, afirmou.

RELACIONADAS

+ Guarda Municipal terá fuzil e metralhadora em Manaus, diz prefeito

+ GMM realiza ronda para preservação de gravuras rupestres em Manaus

‘Bico Legal’

Durante o programa Pensa Comigo, David Almeida também declarou que a gestão municipal planeja o programa “Bico Legal”.

O projeto consiste na compra das horas de folga dos policiais militares para que atuem na segurança na cidade de Manaus.

“Com esse concurso público e agregado ao programa Bico Legal, que nós vamos propor para o governo do Amazonas, para o GMM cobrir as folgas de 100 policiais. Para se juntarem nas nossas viaturas e queremos dar a nossa contribuição. Eu quero fazer esse concurso para auxiliar a polícia militar. […] Queremos uma presença armada e equipada em Manaus”, comentou.