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Alunos e professores podem se inscrever para criação de jogo digital no Brasil

Jovens no computador durante partida de jogo digital - Foto: Reprodução/Canva

Serão formadas equipes compostas por um professor e dois estudantes - Foto: Reprodução/Canva

As inscrições para desenvolvimento de um jogo digital inédito a ser publicado em HTML inicia nesta segunda-feira (6).

O projeto batizado GamethONS, é destinado a alunos e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o país.

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A iniciativa estimula jovens e professores a desenvolverem um jogo digital inédito a ser publicado em HTML, cujo tema é o setor elétrico nacional e sustentabilidade, estimulando a reflexão sobre a importância da energia.

As inscrições podem ser feitas no site www.gamethons.com.br até o dia 28 deste mês.

Jogo digital

Serão formadas equipes compostas por um professor e dois estudantes.

As 50 primeiras equipes inscritas participarão da sessão de abertura do GamethONS, prevista para o dia 3 de abril.

Na live de abertura, será finalizado o terceiro e último passo para confirmar a participação, que é a validação da inscrição na plataforma onde serão realizadas as atividades.

A iniciativa é integralmente online.

A sessão de abertura vai aproximar a organização dos grupos inscritos e servirá ainda para tirar dúvidas e dar explicações sobre as etapas do projeto.

Formação e capacitação

O programa prevê uma etapa de formação e capacitação.

Para isso, o ONS conta com a parceria da empresa Sincroniza Educação, que vai ajudar, inclusive, com questões pedagógicas, e trabalhar o material para que ele fique mais acessível para estudantes e professores.

Foram preparados módulos para ajudar a transmitir o conhecimento para o desenvolvimento do jogo.

A entidade trabalha com três vertentes centrais para a instituição.

Uma delas é o ONS+Digital, que pretende levar a ideia de uma organização orientada à tecnologia e levar a tecnologia para quem tiver a oportunidade de transformar.

O ONS+Social, que pretende aproximar as escolas públicas e populações que têm mais dificuldade de acesso a recursos de aprendizado; e em terceiro lugar, a estratégia de comunicação.

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Premiação

Marcelo Prais informou que o processo será concluído com premiação aos melhores trabalhos, no dia 8 de agosto, quando se comemoram os 25 anos do ONS.

Após a live no dia 3 de abril, as equipes terão um mês para o processo de capacitação, sendo um módulo por semana.

O primeiro será sobre energia, seguindo-se sustentabilidade, recursos educacionais digitais e, por fim, jogos digitais na educação.

As equipes terão de maio até julho para desenvolverem e aprimorar o jogo.

Estão programadas tutorias e mentorias com voluntários do ONS para cada grupo, que ajudarão alunos e professores a incorporar os desafios do setor elétrico dentro do game.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por funcionários do ONS e representantes da Sincroniza Educação.

Os critérios que serão observados pelos avaliadores são: adequação ao tema; jogabilidade; originalidade de game design e recursos; coerência entre o projeto/documentação e o produto final.

As equipes vencedoras receberão prêmios que vão desde notebooks até documentos digitais de menção honrosa.

Estágio

Além disso, os estudantes das equipes classificadas entre as dez primeiras colocações poderão concorrer a uma oportunidade de estágio de curta duração na área de Tecnologia da Informação do ONS.

As vagas são para seis meses e estão sujeitas ao interesse dos participantes, à aprovação dos representantes legais e à aprovação da escola.

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