Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

O jornalista Emanoel Cardoso é o novo apresentador do programa Norte Investigação, do Grupo Norte de Comunicação (GNC).

O anúncio foi feito nesta semana e acontece no momento em que o GNC apresenta novidades na grade de programação.

Seu antecessor, o também jornalista Valter Frota, passa a se dedicar a outros projetos da casa como o programa ‘Povo Na TV’, apresentado ao lado de Samira Benoliel.

Para Valter, o programa atende demandas e é aliado da população.

“Na minha avaliação, o Norte investigação está conseguindo cumprir a proposta de casos polêmicos que afetam diretamente a população. O programa pede uma apresentação com energia e seriedade. Eu pude acrescentar esses elementos na apresentação do programa”, afirmou.

Frota relembra momentos marcantes do programa como a denúncia envolvendo ONGs no país, que colaborou para investigações realizadas pelo Senado Federal.

“Saio da apresentação com o dever cumprido. O Norte investigação faz a diferença e se mantém sério na investigação”, enfatiza.

Valter Frota antecedeu Emanoel Cardoso no Norte Investigação - Foto: Reprodução/GNC
Valter Frota antecedeu Emanoel Cardoso no Norte Investigação – Foto: Reprodução/GNC

Emanoel assume o comando do programa que investiga denúncias e casos de corrupção no Norte e no Brasil.

“O Norte Investigação é fruto de trabalho em equipe e envolve o esforço e a estrutura de todo o grupo em vários estados da Região Norte. É uma fórmula que funciona e tem dado respostas à população. Eu chego para somar com o trabalho que está sendo feito de forma colaborativa, participativa e positiva, como sempre fiz em minha trajetória profissional. Assumir a apresentação do Norte Investigação é uma honra para mim”, comenta Emanoel.

A novidade é que agora o programa será apresentado a partir de Brasília. Emanoel também atua como correspondente para os telejornais das emissoras do Grupo Norte. A mudança faz parte de uma estratégia de integração do GNC que envolve a produção de pautas para as principais capitais do Norte do país.

Sobre o novo momento do Norte Investigação, Emanoel antecipa que o núcleo investigativo, coordenado pelo jornalista Elias Pedroza, passa por um processo de melhoria e é um programa que já tem sua identidade e credibilidade.

Experiência

Para Elias Pedroza, diretor do programa, a experiência de Emanoel chega para somar a um formato que já é sucesso e que segue crescendo.

“Emanoel Cardoso é um jornalista renomado com uma vasta experiência na área da comunicação no estado do Amazonas. Ele já passou por várias emissoras onde mostrou responsabilidade, comprometimento e ética no trabalho desenvolvido. Tenho certeza que ele vem para somar e contribuir para o desenvolvimento do Norte investigação que já é um programa consolidado da casa”, destacou.

Trajetória na comunicação

Com mais de vinte anos na comunicação, Emanoel iniciou a carreira em funções técnicas, como cinegrafista e editor, mas não demorou para estar no vídeo.

Ele foi um dos primeiros videorrepórteres do interior do Amazonas e fez parte da implantação do sistema de produção e envio de reportagens pela internet, projeto da Rede Amazônica (afiliada Globo) no interior do estado.  

Emanoel concluiu o curso de jornalismo no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Parintins e também fez Letras, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

No Amazonas, a última experiência profissional foi como repórter e apresentador na TV Acrítica.

“Eu amo o que faço e também o faço pela importância e relevância que meu trabalho representa para minha região e para meu pais. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto”, disse.

Em Brasília, Emanoel Cardoso também atua como correspondente do Grupo Norte de Comunicação - Foto: Divulgação
Em Brasília, Emanoel Cardoso também atua como correspondente do Grupo Norte de Comunicação – Foto: Divulgação

Norte Investigação

O programa Norte Investigação está no ar desde o dia 30 de junho de 2023 e tem revelado diversos casos de grande repercussão nos estados. 

As denúncias também chegam ao programa por meio da população no WhatsApp 92 99297-2401, além da interação nas redes sociais das emissoras do GNC.

A atração é transmitida para os estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Roraima e Rondônia todo sábado a partir de 19h35 (horário Brasília).

“É o tipo de programa que traz a essência do fazer jornalismo que é a investigação e, por isso, pode mudar realidades revelando, denunciando, indo a fundo em assuntos que outros veículos fecham os olhos. Estar de olho, estar atento, alerta a esses temas e mostrá-los na TV, rádio e internet. É estar conectado com os princípios que fundamentam a nossa profissão”, diz Emanoel.

O diretor Elias lembra que o Norte Investigação revela o que a sociedade não tem acesso e também acaba sendo enganada. O programa é um aliado da verdade dos fatos.

“O principal objetivo do programa Norte Investigação é dar para a sociedade respostas denunciando e investigando casos obscuros ou que estão “debaixo do tapete” escondendo muita sujeira”, conclui Elias.

Elias Pedroza, diretor do Norte Investigação - Foto: Divulgação
Elias Pedroza, diretor do Norte Investigação – Foto: Divulgação