O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em post no X criticou, neste domingo (19), a prisão do jornalista e ativista australiano, Julian Assange. Segundo Lula, Assange marecia o prêmio Pulitzer por revelar segredos de líderes do governo dos Estados Unidos.

Ainda nesta segunda-feira (20), o Tribunal Superior de Londres autorizou Julian Assange a recorrer contra a sua extradição para os EUA. Segundo o Colegiado britânico, as alegações do governo norte-americano não são suficientes.

O que levou Assange à prisão?

Em 2010, o jornalista australiano começou a ganhar notoriedade por publicar em seu portal de notícias Wikileaks vários materiais de teor confidencial sobre os EUA. Conforme apontado pelo governo, o número de documentos divulgados por Assange chegou a 700 mil.

Após os diversos posts no Wikileaks, outros veículos importantes como o New York Times e The Guardian também começaram a aproveitar o material e divulgar entre seus conteúdos.

Entre os conteúdos polêmicos, parte do material divulgado pelo autraliano continha informações sobre as guerras do Afeganistão e Iraque. Além disso, dados sigilosos sobre operações militares foram noticiados.

Diante de toda a repercussão, Julian Assange foi preso em 2019 na prisão de alta segurança de Belmarsh (Londres).