O estado do Amazonas receberá a construção de duas novas policlínicas, localizadas em Manaus e Tabatinga, como parte de um investimento médio de R$ 30 milhões na infraestrutura de saúde.
As unidades serão equipadas com núcleos especializados para atender diversos grupos da população, os quais incluem homens, mulheres e crianças. Além disso, oferecerão serviços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias.
Em março deste ano, o Ministério da Saúde já havia anunciado a construção de nove policlínicas na Região Norte.
Investimento Nacional em Saúde
O Ministério da Saúde anunciou um investimento total de R$ 1,65 bilhão para a construção de 55 policlínicas em 24 estados brasileiros, que beneficiarão mais de 19 milhões de pessoas.
As novas unidades fazem parte do programa “Mais Acesso a Especialistas“. Tem como objetivo principal acelerar o acesso a exames e consultas especializadas, através do encaminhamento das Equipes de Saúde da Família (ESF).
Serviços Avançados e Sustentabilidade
Entre os serviços oferecidos pelas novas policlínicas, destacam-se:
- Exames como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma;
- Consultas especializadas em áreas como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia; e
- Procedimentos menores como vasectomia e biópsias.
As unidades também serão centros de formação e qualificação para profissionais de saúde. Além disso, foram projetadas para maximizar o uso de recursos naturais como ventilação e iluminação natural, reuso de água e captação de energia solar.
Assista ao vídeo com o projeto das policlínicas
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.
*Com informações do Ministério da Saúde.