O neerlandês Max Verstappen venceu o GP do México neste domingo (30), na altitude de 2 mil metros no Circuito Hermanos Rodríguez.

Lewis Hamilton e Sergio Pérez completam o pódio, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O triunfo foi o de número 14 para o holandês.

RELACIONADAS

+ Em casa, Max Verstappen conquista sua segunda pole position no GP da Holanda de Fórmula 1 neste sábado

+ Fórmula 1: Pierre Gasly vai substituir espanhol Fernando Alonso na Alpine em 2023

+ Fórmula 1: Verstappen vence GP da França e dispara na liderança

Com isso, ele supera os multicampeões Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013) na quantidade de vitórias em uma única temporada.

A dupla de alemães estava empatada em 13 conquistas.

Max Verstappen na corrida

Hamilton chegou a pressionar Verstappen nas voltas iniciais da corrida latina, enquanto o holandês tinha dificuldade para abrir uma margem segura pro rival.

Mas as trocas iniciais de pneus e a escolha da RBR – optando pelos médios, contra os duros da Mercedes – favoreceram o bicampeão, que pôde recuperar a liderança na volta 35 e chegar a ter 14s de diferença para o britânico.

Russell, que largou ao lado do holandês, virou alvo fácil de Hamilton na largada.

O jovem da Mercedes ainda perdeu a vaga no top 3 para Pérez, que superou um deslize da RBR em seu pit stop para faturar o oitavo pódio de 2022.

Complicações

Nem a pentacampeã RBR escapou de problemas na corrida.

Na volta 24, os mecânicos de Pérez tiveram complicações ao afixar o composto traseiro esquerdo do mexicano, que perdeu 5s em seu pit stop.

Fernando Alonso

Fernando Alonso, que polemizou no fim de semana ao afirmar que os sete títulos de Hamilton “têm menos valor”, terminou a etapa mexicana de um jeito não tão bom; partindo em nono, começou a sofrer com a perda de potência progressiva em sua Alpine ao longo da prova até ser superado por Esteban Ocon e Daniel Ricciardo e por fim, parar seu carro na curva 1, acionando um safety car virtual.

Apesar do problema, o mexicano conseguiu se recuperar e entrar na zona do pódio na metade final da prova, distanciando-se de Russell, quarto colocado, e pressionando Hamilton.