Nesta terça-feira (06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na cidade de Magé, no Rio de Janeiro, e criticou a qualidade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida. Segundo o governo, o apartamento do programa habitacional tem 44,87 metros quadrados.

“Minha casa tinha 33m² e eu fui morar nessa casa com minha mulher, três filhos, minha sogra e dois cachorros. E vivi vários anos nessa casa e já era presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Eu sei o que é viver numa casa pequena e é por isso que tenho dito aos companheiros do ministério [das Cidades, responsável pelo programa] e da Caixa que é preciso melhorar a qualidade da casa. É preciso que a gente trate com respeito as pessoas pobres”, afirmou Lula.

Em outro momento, o presidente citou os números do programa. “É por isso que voltei [ao Palácio do Planalto] e no primeiro mês refiz a medida provisória para recriar o Minha Casa, Minha Vida, o qual foi o mais bem-sucedido programa habitacional na história do Brasil. Foram mais de 4 milhões de casas contratadas e foram entregues muitos milhões de casas nesse país”, acrescentou lula.

As declarações foram dadas durante agenda em Magé, no Rio de Janeiro. No local, Lula entregou 832 unidades habitacionais dos conjuntos Lírio do Vale e Lotus, construídos com recursos federais do programa Minha Casa, Minha Vida. O investimento total foi de R$ 52,4 milhões.

O presidente anunciou também a futura criação de um instituto federal na cidade de Magé.