A obra para construção do Centro de Radioterapia, para tratamento do câncer em Roraima, localizada próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), continua abandonada.

Este é um problema que se arrasta há quase cinco anos, desde quando foi iniciada a construção do prédio no início de 2019.

Durante a campanha para reeleição, em 2022, o governador Antonio Denarium informou que a construção do Centro seria concluída, mas a promessa não foi cumprida.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Depois de ser procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o Governo Estadual não tem autonomia sobre a execução da referida obra.

Também informou que, no sentido de buscar alternativas, tem mantido contato com o Ministério da Saúde.

Com isso, o Ministério da Saúde (MS) informou que vai dar continuidade à obra, após a contratação de uma nova empresa.

Investimento milionário no Centro de Radioterapia

Com um investimento que ultrapassa R$10,5 milhões, a obra alcançou apenas 45% de conclusão, como mostra um levantamento divulgado, em maio deste ano, pelo Ministério da Saúde.

A unidade de Saúde faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, um serviço que atenderia cerca de 80 pessoas por dia.

Ministério da Saúde vai licitar empresa

Por meio de nota ao Portal Norte, o Ministério da Saúde informou que está preparando uma nova licitação para contratar uma empresa especializada pra continuar a obra.

“Todas as aquisições e contratações são realizadas de forma direta. Após o processo, o Ministério autorizará o início do prazo de execução, que tem previsão de seis meses”, diz a nota.

RELACIONADAS

+ VÍDEO: Imigrantes se abrigam em obra abandonada do Centro de Radioterapia de RR

+ PF apreende R$ 3,2 milhões que seriam usados por empresa para pagar propina à Uerr

+ VÍDEO: pasta de Cecília Lorenzon é alvo de investigações desde 2019 em RR

Abrigo para imigrantes

A construção do Centro de Radioterapia de Roraima iniciou em 2019 e nunca foi finalizada.

Localizada na rua Amsterdã, bairro Aeroporto, Zona Norte de Boa Vista, a obra abandonada se tornou abrigo para imigrantes.

O prédio era destinado para pacientes de câncer que, atualmente, precisam ir para outros estados em busca de tratamento.

Pacientes buscam o Tratamento Fora de Domicílio

Enquanto os pacientes esperam pelo Centro de Radioterapia, a Secretaria de Saúde (Sesau) continua atendendo por meio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima e Tratamento Fora de Domicílio (TFD).