O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deverá comparecer nesta quarta-feira (18) tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados para falar sobre a posição da diplomacia brasileira na guerra entre Israel e Hamas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Além de atuar como presidente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante este mês de outubro e trabalhar ativamente pela aprovação de uma resolução para o conflito, o governo brasileiro tem atuado na repatriação de cidadãos do país que estavam em Israel e nas tentativas de resgate dos que estão presos na Faixa de Gaza.

Na Câmara, Vieira deve participar de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, marcada para às 9hs.  Às 13hs. será a participação na audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

REQUERIMENTOS

O requerimento no Senado é assinado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), que também convida o ministro da Defesa José Múcio e Celso Amorim, ex-ministro das relações exteriores de Lula e atual assessor especial para Assuntos Internacionais.

O evento será interativo. Quem quiser pode participar enviando perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. 

Datado de 9 de outubro, o requerimento, na Câmara, partiu do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).  Em sua justificativa, o parlamentar citou a longa história diplomática entre Brasil e Israel e a expressiva comunidade judaica existente no país.

“É preciso esclarecer que medidas estão sendo adotadas pelo Governo Brasileiro após o ataque terrorista do grupo Hamas e qual é a posição oficial do Brasil em relação ao grupo terrorista e às violações que estão sendo praticadas contra o povo israelense”, justifica Bolsonaro. 

RELACIONADAS

Guerra Israel x Hamas tem quase 4 mil mortos e é o mais mortal da região em 50 anos

+ Celso Amorim diz que a guerra entre Israel e Hamas pode se espalhar

+ Mauro Vieira participa de reunião do G20 na Índia, nesta terça, 28