O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta segunda-feira (5), durante a solenidade de abertura das atividades do legislativo, a valorização da política e a harmonia entre os Poderes para solucionar os problemas de interesse da sociedade.

Fachin representou o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, na sessão que aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados. O ministro entregou a mensagem do Judiciário ao Congresso, com relatórios de atividade da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Expresso em nome do Poder Judiciário genuína admiração por este espaço, que é o berço da democracia. Quando as convicções pessoais e a ideologia parecem calcificadas é aí que surge a verdadeira vocação política. Vossas excelências continuarão a edificar o equilíbrio possível para os problemas de hoje. E não é tarefa simples a de conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, segurança pública com respeito aos direitos humanos, realização de direitos urgentes de uma população carente com a prudência fiscal”, ressaltou Fachin.

Além do vice-presidente do STF, compareceu à cerimônia, entre outras autoridades, o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Barroso não compareceu porque viajou neste fim de semana para Paris, na França, onde cumpre agenda.