Em entrevista ao Norte Entrevista, o Psicólogo Wagner Costa falou sobre doenças emocionais e psicológicas, além de cuidados com a saúde mental. Durante o mês de janeiro, as instituições de psicologia lançam a campanha, Janeiro Branco, visando promover uma cultura de saúde mental e bem estar emocional. O especialista falou sobre este período e a importância de debater o assunto.
Em meio aos desafios e ritmo acelerado na vida dos brasileiros, a atenção à saúde mental tem se destacado como uma preocupação vital para o bem-estar individual e coletivo, onde muitos acabam deixando de lado o cuidado com sua saúde.
A busca por equilíbrio emocional, o enfrentamento de estresse e promoção de saúde mental tornaram-se temas centrais na sociedade atual, principalmente após a fase de isolamento social da pandemia. Mesmo após o avanço da vacinação, muitas pessoas ainda sofrem com a perda de familiares e amigos.
“A pandemia não permitiu que as pessoas vivessem seu luto. É importante, por exemplo, quando alguém morre, você ter um processo de funeral. Quando as pessoas não fazem isso, na nossa mente, ela não aceita muito bem. É como se eu não acreditasse que meu parente realmente morreu. Então, a pandemia gerou esse impacto. Ainda tem muitas pessoas sofrendo as consequências”, afirma o psicólogo Wagner Costa.
Veja a entrevista completa:
O especialista, explica pontos para entender mais sobre a importância da saúde mental, mostrando estratégias de cuidado emocional.
“Tenha sempre momentos na sua vida para fazer pausas. Cada vez que você terminar uma tarefa pare por trinta segundos, respire com uma respiração profunda e relaxe. E diga para você mesmo, olha, eu acabei de ser produtivo” afirmou o especialista. Segundo ele, repetir esta ação, aumenta a percepção da própria produtividade.
Ao longo da entrevista, foram explorados diversos aspectos relacionados ao cenário atual, sobre tudo, os desafios enfrentados por quem sofre com a doença, e sugestões práticas para cultivar uma mente saudável. O psicólogo, mostra uma visão esclarecedora sobre como podemos identificar e promover o equilíbrio emocional em meio às demandas da vida cotidiana.