A Enfermeira, Natercia Regina, 31 anos, trabalha no centro de pesquisa clínica do hospital público Klinik de Stadt Köln na cidade de Colônia, na Alemanha. A profissional participa do programa de mestrado no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), no departamento de Parasitologia, da Universidade de São Paulo.

Em entrevista, Natercia conta sobre sua saída do país e sobre o programa de imigração Enfermeiros na Alemanha / Kliniken der Stadt Köln. Segundo ela, a alta demanda na área da saúde faz com que o governo do país crie alternativas para a entrada de novos profissionais no mercado de trabalho. Uma delas é o programa de mestrado para estrangeiros.

Veja a entrevista:

Destaques:

Programa de imigração Kliniken der Stadt Köln

O programa faz o intercâmbio de conhecimento profissional e também custeia todos os gastos do intercambista. Segundo Natércia, ambiente de trabalho é estimulante e colaborativo em Colônia. A profissional sente que a experiência que tem e a pesquisa que faz são valorizados. Além disso, Natércia está aprendendo alemão.

“Recebi uma bolsa, um curso de alemão gratuito e assistência na tradução de documentos, além do suporte para minha chegada ao país. Participar desse processo seletivo foi uma experiência transformadora. Aprender alemão online durante sete meses foi desafiador, porém extremamente enriquecedor. Considero essa jornada como um verdadeiro marco em minha vida.”

Natércia Regina é enfermeira acreana. Atualmente, exerce a profissão no centro de pesquisa clínica do Hospital Público Klinik de Stadt Köln, em Colônia, Alemanha. Ela se tornou mestre pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), do departamento de Parasitologia, na Universidade de São Paulo.