A historiadora Helena Ribeiro concedeu entrevista ao Portal Norte e participou do quadro Norte Entrevista.

No bate-papo realizado na quinta-feira (18), Helena Ribeiro falou sobre sua jornada de morar no exterior, e os aspectos culturais de Paris.

Faltando seis meses para os Jogos Olímpicos de Paris, a historiadora afirma que a cidade se transformou em um canteiro de obras, mas revela grande expectativa para o desfile dos atletas no rio Sena.

Veja a entrevista:

Destaques:

Ida a Paris

“Eu me formei em artes cênicas em Londrina, no Paraná, e logo depois que concluí a faculdade. O que me trouxe até Paris foram os estudos. Eu vim para fazer um mestrado que iria durar dois anos e a ideia depois seria voltar para o Brasil, mas eu me apaixonei perdidamente por Paris e acabei ficando e já estou aqui há 12 anos”.

Paris em detalhes

“O que me chama a atenção em Paris são os detalhes, como é uma construção muito antiga e foi feita numa época que as pessoas eram muito ligadas nos detalhes, tudo em Paris tem um detalhe especial. O que faz com que eu seja realmente apaixonada por Paris é que eu acho que é uma cidade surpreendente e como eu gosto muito de arte, de teatro quanto às artes plásticas, à história da arte, é uma cidade muito rica. É uma cidade que eu não canso nunca porque tem sempre alguma coisa para fazer, tem sempre bares novos abrindo, então é uma cidade muito rica culturalmente e cheia de surpresas e é por isso que a gente não se cansa nunca de estar aqui”.

Olimpíadas de Paris

“As olimpíadas agora em 2024 serão em Paris e vai ser no mês de julho e agosto. Paris virou simplesmente um canteiro de obras, para todos os lugares que a gente vai, tem obra acontecendo, tanto nas ruas, nos monumentos. O que eu vejo é uma preparação muito intensa, principalmente para a abertura, inclusive se alguém que vai interessar nas Olimpíadas, eu tenho uma dica maravilhosa, porque geralmente nas Olimpíadas, sempre que tem o primeiro dia das Olimpíadas, a abertura é geralmente feita dentro dos estádios e tem aquele desfile dos atletas e aqui em Paris vai ser super diferente, porque esse desfile de abertura vai ser no Rio Sena, então os países, os representantes, os atletas representantes de cada país vão estar cada um em um barco e o desfile dos atletas vai ser pelos barcos pelo Rio Sena e vai ficar cheio de arquibancada para que a gente. Pessoas possam assistir e vai ser a abertura das Olimpíadas que vai ter o maior número de lugares disponíveis”.

Helena Ribeiro

Helena Ribeiro é formada em História da Arte pela Universidade Paris Sorbonne.

Ela fundou a empresa Viva Paris e trabalha como guia para brasileiros em Paris.