Moradores de Coari, a 362 km de Manaus, ficaram impressionados com a formação de um verdadeiro ‘tapete’ de peixes mortos nesta quinta-feira (11), em um lago da comunidade Paraná do Juçara, no município.
A cena foi registrada por moradores que passavam pelo local. Os dejetos de esgotos nos rios também contribui para a mortandarde do cardume, disse ao Portal Norte o biólogo Israel Dourado.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Peixes mortos em Coari
No vídeo, compartilhado em redes sociais, é possível ver a quantidade de peixes mortos ao redor de uma canoa em movimento.
O fenômeno se deve à baixa oxigenação da água, causada pela seca severa registrada em todo o Amazonas.
“Com a seca, falta oxigênio aos peixes. Entre outros fatores naturais estão alterações bruscas de temperatura, inundações, decomposição de matéria orgânica Natural, alterações na salinidade, alta mortalidade de crias e eclosões de parasitas e bactérias”, comentou o biólogo Israel Dourado.
RELACIONADAS
+ Políticas públicas sobre seca dos rios são fiscalizadas em Tefé/AM
+ Seca: AM tem 12 cidades em estado de emergência; veja fotos
+Seca coloca 5 cidades do AM em estado de emergência; veja fotos
+ Seca castiga interior do AM, e Tefé enfrenta escassez de água potável
Ele ressalta que os dejetos de esgotos jogados nos rios e lagos também contribuem para o tapete de peixes mortos no interior do Estado.
“A decomposição da matéria orgânica, principalmente o despejo de resíduos e esgoto, contribui severamente para essa situação”, conclui o biólogo.