O empreendedorismo na advocacia foi um dos assuntos abordados, nesta sexta-feira (21), pelo advogado e empreendedor Nelson Wilians durante visita a Manaus.
O fundador da Nelson Wilians Advogados (NWADV) está na capital durante a semana e se reuniu com sócios de todo o Brasil para planejar estratégias e metas de desenvolvimento.
O encontro ocorre pela primeira vez no Amazonas e tem a recepção da filial local, comandada pelo advogado e sócio-diretor Sérgio Vieira.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O NWADV é considerado o maior escritório de advocacia empresarial full service da América Latina, com mais de 20 mil clientes, e está presente em todas as capitais do Brasil.
O escritório, que já administrou mais de 750 mil processos simultaneamente, se tornou um padrão quando se fala em empreendedorismo na área da advocacia.
Ao Portal Norte, o empresário falou um pouco das experiências no mundo dos negócios, que começaram antes mesmo dele criar a empresa e se lançar no mundo do empreendedorismo.
“Comecei a empreender em 1995, logo quando me formei. É importante ressaltar que naquele período, até então, não tinha tido nenhuma experiência na advocacia, nem estágio. Antes de ser advogado era funcionário CLT, trabalhei na área administrativa, tive três chefes empreendedores e desenvolvi o desejo de empreender”, conta.
Com a experiência, o recém-formado decidiu criar o novo negócio e ‘quebrar as barreiras’ do tradicionalismo da área. O empreendedorismo foi sua meta logo no início da carreira.
“E quando eu começo minha advocacia, eu começo em um padrão bem empresarial. A advocacia é uma atividade bem tradicional. Ela muda, mas muda muito lentamente. Eu comecei com essa visão bem empresarial para a advocacia”, explica.
RELACIONADAS
+ Negócios de panificação estão com mais empreendedores formais
+ Confiança dos pequenos negócios se mantém estável, divulga Sebrae
+ Quase 4 milhões de novos negócios foram abertos em 2021
Empreendorismo na advocacia e tecnologia
Com cerca de 20 mil clientes ativos e quase 3 mil pessoas na operacionalização do negócio, o uso da tecnologia não poderia ser deixado de lado, como explica o empresário.
“Um escritório com o porte do nosso não existiria e não seria possível se não fosse com o advento da tecnologia. Por exemplo, a área de recuperação de crédito da Nelson Wilians Advogados é em Campo Grande, com 500 profissonais em um prédio de quatro andares. Dessa unidade nós operacionalizamos o Brasil inteiro”, disse.
Ainda de acordo com o advogado, o uso das plataformas digitais deve ser levado em consideração por quem pretende criar negócios de sucesso e se manter no mercado.
“Hoje, com o advento das redes sociais, percebemos um impulso na advocacia, que se transformou muito de uns anos para cá, deu um salto na pandemia. A pandemia antecipou tendências”, diz Wilians.
O advogado relembrou um termo antigo usado no Direito e deixou uma reflexão para os que buscam espaço no empreendedorismo, em qualquer segmento.
“Costumo lembrar do ditado antigo que dizia o que não está nos autos, não está no mundo jurídico. Eu costumo dizer hoje que o que não está na internet, não está no mundo”, enfatiza.
Empreendedorismo de sucesso na advocacia
O empresário conta que sempre que tem a oportunidade fala ao jovem sobre características que definem o sucesso no empreendedorismo.
“Ser corajoso: é necessário ter coragem para inovar, de arriscar, de desenvolver algo novo ou transformar algo que já existe. É preciso ter resiliência, capacidade de adaptação e de se recobrar ante às dificuldades”, disse o advogado.
A adversidade, conforme o empresário, é o “combo da vida” e é preciso ser resiliente e, quando necessário, se reinventar.
“Em terceiro lugar, não menos importante, é trabalhar com boa dose de planejamento. É necessário desenvolver uma ideia estratégica daquilo que você quer para o seu negócio, para a sua vida”, finaliza.
Programação em Manaus Empreendedorismo na advocacia
Na quinta (20), Nelson Wilians palestrou para jovens advogados no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA) em evento da comissão OAB Jovem/AM.
Nesta sexta (21), o empresário participou de reunião com sócios da NWADV em um hotel na Zona Centro-Sul da capital.