O calendário com os novos prazos para o Licenciamento Anual de Veículos foi divulgado pelo Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Desde o dia 1º de janeiro, já estão em vigor as novas datas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No Amazonas, o pagamento desse serviço pode ser feito parceladamente em até três meses.

Contudo, quem paga antecipadamente, têm desconto no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 5 até 10%.

Por exemplo, veículos com final de placa 1, 2 e 3 podem ser licenciados até o dia 31 de maio, porém, para obter o desconto de 10% no IPVA o pagamento deve ser efetuado em cota única até 31 de março.

Quem optar por licenciar em abril, só conseguirá 5% de desconto no Imposto e, em maio, o valor será integral.

RELACIONADAS

+ IPVA: veja os carros que não pagarão imposto obrigatório em 2023

+ ICMS, IPVA e outros impostos vão aumentar em 2023 no AM; veja lista

+ IPVA 2023: como consultar, pagar ou ficar isento da taxa no Brasil

Taxa+IPVA+Multa

O Detran Amazonas alerta que o licenciamento anual de um veículo só é efetuado com o pagamento do IPVA, a Taxa do Detran e multas (caso o veículo tenha).

Se uma dessas não for paga, o veículo não será considerado licenciado e, se for parado pela fiscalização, poderá ser removido ao parqueamento, caso o débito não seja saldado.

Hoje, na blitz do Detran-AM, já é possível fazer o pagamento do licenciamento em atraso por meio do cartão de crédito ou débito.

Mesmo com a quitação do licenciamento numa blitz, estando ele em atraso, o condutor ainda é enquadrado com base no art.230 V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que considera uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

Como Licenciar

Para realizar o licenciamento, o proprietário deve acessar o site do Detran Amazonas e solicitar o serviço.

Depois basta inserir os dados do veículo e gerar o boleto da taxa, o do IPVA e das multas, se houver.