Você com certeza já viu em seu feed um vídeo com um influenciador perguntando se a pessoa topa um desafio de entrar em um estabelecimento e comprar o que quiser. A gravação acompanha o indivíduo selecionando, emocionado, os produtos nas prateleiras, e termina com ele agradecendo imensamente pelo auxílio.

De acordo com o g1, esse fenômeno não acontece só no Brasil, existem vídeos semelhantes em perfis do México, de Portugal e dos Estados Unidos. O maior youtuber do mundo, o americano Mr Beast, dedica uma seção de seu canal a ações do tipo e afirmou já ter dado mais de 20 milhões de refeições a pessoas necessitadas.

O portal conversou com alguns criadores desse tipo de conteúdo e a ideia central é inspirar outras pessoas a ajudarem os outros. Para o psicanalista e analista de cultura e comportamento Lucas Liedke, este formato de conteúdo, de fato, pode passar uma mensagem positiva. 

Contudo, há também quem critique a exposição dos beneficiados, em comentários nas próprias contas dos influenciadores. “Faz as pessoas quererem se posicionar contra ou a favor, gera discussão, desperta idolatria ou tentativas de cancelamento, e tudo isso vira engajamento [nas redes]”, explicou Lucas. 

Os vídeos apresentam uma variedade de abordagens. Enquanto alguns influenciadores simplesmente documentam a doação, outros condicionam o auxílio a pegadinhas e jogos de alternativas.

Confira alguns vídeos desses influenciadores: