Ícone do site Portal Norte

Dia Livre de Impostos 2024 conta a com participação do Pátio Roraima Shopping, neste dia 6

Notas de dinheiro

Foto: PXHere

O Pátio Roraima Shopping, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), participará do Dia Livre de Impostos (DLI) nesta quinta feira (6). A ação acontece simultaneamente em todo o Brasil.

De acordo com o Portal Terra, o intuito da realização desse projeto é alertar para a alta carga tributária que os brasileiros pagam todos os dias. 

Além da crítica aos impostos, a ação visa conscientizar a população sobre o baixo retorno dos impostos em áreas essenciais como saúde, educação, transporte e segurança.

O superintendente do Pátio Roraima Shopping, Leandro Bastos, destaca que a ação deve sensibilizar os consumidores sobre o preço pago em produtos, que seria menor sem a alta carga tributária.

Bastos ressalta a oportunidade de reflexão e a busca por mudanças que beneficiem a todos. Além dele, Carol Dantas, presidente da CDL Jovem em Roraima, reforça que o movimento serve como grande vitrine para empresas e consumidores.

Dantas enfatiza a conscientização sobre o alto índice de impostos e a consequente diminuição do poder de compra. Ela também destaca a cobrança por uma tributação mais justa para lojistas e consumidores.

O que é o Dia Livre de Impostos?

O DLI é uma campanha nacional que tem o propósito de dar aos compradores a oportunidade de pagar por produtos e serviços sem a incidência de impostos.

O movimento visa, além de conscientizar as pessoas sobre os altos impostos no Brasil, provocar uma conversa e reflexão sobre a necessidade de reformas no sistema tributário.

O brasileiro e os impostos

O Portal Terra aponta que no ano passado, o brasileiro precisou trabalhar 149 dias exclusivamente para pagar impostos. Em 2024, os gastos são maiores: 158 dias trabalhados. 

De acordo com o Impostômetro, somente em Boa Vista, capital de Roraima, entre o começo do ano e o dia 31 de maio de 2024, foram arrecadados R$ 97.137.892,94 milhões. No estado a arrecadação de impostos chegou a R$ 1.922.788.411,25 bilhão.

Com informações de Roraima em Foco.

Sair da versão mobile