No primeiro dia de competições de pista e campo do atletismo nas Olimpíadas de Paris 2024, o Brasil assegurou sua primeira final e igualou um recorde nacional.

Valdileia Martins avançou para a final do salto em altura feminino após a eliminatória realizada na manhã desta sexta-feira, 2 de agosto, no horário de Brasília.

A brasileira passou o sarrafo a 1,92m, igualando o recorde brasileiro que estava vigente desde 1989, com Orlane Maria dos Santos.

Com esse desempenho, ela conquistou a 11ª marca, garantindo uma das 12 vagas para a final das Olimpíadas de Paris 2024.

Seis atletas saltaram para 1,95m, a melhor marca da fase classificatória. Embora o índice para vaga direta à decisão fosse de 1,97m, ele não foi alcançado durante a prova.

No entanto, a atleta brasileira lesionou o tornozelo esquerdo durante um dos saltos e precisou sair carregada. Agora, ela se esforça para se recuperar a tempo da final nas Olimpíadas 2024.

Segundo uma nota da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), após avaliação com o médico André Guerreiro, Valdileia iniciou um tratamento intensivo com medicamentos e fisioterapia para tratar a entorse no tornozelo. O especialista informou que a atleta apresenta dor no local e edema moderado.

Entretanto, a melhor da primeira rodada é a grande favorita ao título olímpico.

Yaroslava Mahuchikh, bicampeã europeia (2022 e 2024) e campeã mundial (2023) alcançou 1,95m junto com a australiana Eleanor Patterson e a alemã Christina Honsel.

Por fim, a final do salto em altura nas Olimpíadas 2024, acontecerá no próximo domingo (4), a partir das 14h55 (horário de Brasília).

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.