Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Polônia e Portugal publicaram uma nota conjunta em que pedem para as autoridades venezuelas publiquem as atas das eleições na Venezuela neste sábado (3).
Os líderes das nações dizem estar acompanhando “de perto” a situação no território venezuelano.
A nota destacou que a oposição de Maduro indicou que recolheu e publicou mais de 80% dos cadernos eleitorais de cada assembleia de voto, tendo como resultado a vitória de Edmundo González Urritia.
“Os direitos de todos os venezuelanos, especialmente dos líderes políticos, devem ser respeitados durante este processo. Condenamos veementemente qualquer prisão ou ameaça contra eles. A vontade do povo venezuelano, bem como o seu direito de protestar e reunir-se pacificamente, devem ser respeitados.”
Afirmou os governos em nota.
Além disso, o Departamento de Estado dos Estados Unidos citou as mesmas atas eleitorais apresentadas na oposição, que revelaram a derrota de Nicolás Maduro.
Eleições na Venezuela
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Nicolás Maduro venceu as eleições com 51,95% dos votos.
Contudo, as provas da vitória do seu principal opositor, Edmundo González, tem repercutido internacionalmente.
Até o momento, o CNE continua a confirmar a vitória de Maduro, mas não divulgou as notas de urnas das eleições na Venezuela.
Com informações: Poder360.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.