David Almeida e Capitão Alberto Neto se enfrentam pela primeira vez no debate das eleições 2024. No primeiro turno, quando seis dos sete candidatos compareceram, apenas o candidato do PL esteve na TV Norte Amazonas. Contudo, este é o primeiro confronto do atual prefeito de Manaus.
No quadro “De Vice para Vice”, onde os adversários à vice-prefeitura de Manaus formulam perguntas com o tema livre, Maria do Carmo Seffair (Novo) pede explicações a Renato Junior (Avante) sobre as denúncias de corrupção da Polícia Federal que citam o nome dele em um inquérito de 131 milhões de reais.
“Dizem que eu fui citado em um inquérito da Polícia Federal, mas não chegou nenhuma notificação diretamente a mim. Porém, estou pronto para responder a qualquer tipo de acusação, desde que me notifiquem. Nunca recebi nada até hoje porque tenho uma vida limpa, minha origem humilde e simples. Imagino como deve ser difícil fazer esse tipo de pergunta pra mim, um jovem trabalhador. Então, o golpe é baixo”.
O debate
A dinâmica prevê que David e Alberto respondam a perguntas formuladas pelos ex-candidatos, que não conseguiram votos suficientes para disputar a eleição.
Além disso, vão resgatar dúvidas da população trazidas pelo quadro “Na Pele”, bem como responder questões temáticas, a partir de elementos que retirarem de um balaio.
A ideia é que o debate aborde propostas dos dois candidatos para áreas como transporte coletivo, educação, saúde, emprego, entre outros.
Outra dinâmica é a apresentação de retratos de políticos, para estimular perguntas a serem formuladas entre os candidatos.
Os candidatos a vice-prefeito também devem participar. Em um dos blocos, eles serão responsáveis por formular as perguntas, depois da participação no quadro “E Essa Dupla?”. Por fim, as considerações finais receberão o nome de “venda seu peixe”.
Quem é David Almeida?
O candidato David Almeida, do partido Avante, foi o mais votado do primeiro turno das eleições municipais de 2024, em Manaus.
Na busca pela reeleição, o atual prefeito conseguiu quase 354,6 mil votos. Este valor representa 32,16% dos votos válidos da capital do Amazonas.
Formado em Direito, Almeida é ex-deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e governador interino do Amazonas, em 2017.
A diferença para o Capitão Alberto Neto (PL) foi de pouco mais de 79,5 mil votos. Como ficou abaixo dos 51% e Manaus tem mais de 200 mil habitantes, a eleição para prefeito vai ser definida no 2º turno.
Quem é Alberto Neto?
Capitão Alberto Neto, candidato do Partido Liberal, terminou o primeiro turno com pouco mais de 275 mil votos. Com isso, ficou com 24,94% dos votos válidos.
Ex-deputado federal do Amazonas, durante dois mandatos. Ele é natural de Fortaleza (CE) e formado em Direito, bacharel em Segurança Pública e com carreira na polícia.
O candidato tem o apoio do ex-presidente Bolsonaro desde março, quando o principal líder da direita no Brasil visitou Manaus.