Em Manaus, cerca de 27 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) novas permanecem nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs), à espera de retirada pelos solicitantes.

Apesar de muitos cidadãos completarem o processo de solicitação, grande parte acaba não buscando o documento, resultando em uma grande quantidade de identidades emitidas e esquecidas.

Somente no PAC Via Norte, há 3.350 documentos acumulados; no Shopping Leste, são 3.224; e no PAC Alvorada, 3.094.

Desde maio de 2023, o estado do Amazonas começou a emitir gratuitamente as novas carteiras de identidade, gerando uma alta demanda inicial. Contudo, a quantidade expressiva de documentos não retirados tem preocupado as autoridades.

Os cidadãos podem retirar as CINs em nove unidades do PAC onde realizaram os documentos. Servidores do Instituto de Identificação do Amazonas (IIACM) realizam o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Emissão de carteiras

A recomendação da SSP-AM aos cidadãos que solicitaram a carteira em um dos PACs em Manaus, é acompanhar o andamento da emissão da CIN.

Os cidadãos podem consultar o andamento da emissão pelo mesmo site onde fizeram o agendamento, acessando a sessão “acompanhar atendimento”. O número é crescente e os órgãos pedem que o cidadão busque o seu documento para dar vazão a essa enorme quantidade.

Os cidadãos podem acessar o endereço eletrônico para consulta diretamente no site da SSP-AM, na sessão “agendamento da nova identidade nacional”.