O senador pelo Amazonas, Eduardo Braga, concedeu uma entrevista à TV Norte Amazonas nesta sexta-feira (13), onde destacou os esforços para defender os interesses do estado na reforma tributária.
Em conversa com o apresentador Clayton Pascarelli, o senador, que foi relator da reforma, ressaltou a importância de articulações políticas para assegurar as vantagens competitivas da Zona Franca de Manaus, mesmo diante das mudanças propostas na reforma tributária em debate no Congresso Nacional.
“E além de toda a negociação que aconteceu, foram mais de 35 audiências públicas, mais de 2.200 emendas, mais de 1.500 audiências com os setores produtivos. Nós tivemos várias conversas com o presidente Arthur Lira, com os relatores da Câmara dos Deputados, e eu estou muito otimista“, afirmou Braga.
O senador também destacou o apoio recebido do presidente Lula, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do senador Omar Aziz e do secretário responsável pela reforma tributária, Bernard Appy, como fundamentais para garantir avanços nas negociações em prol do Amazonas.
Embate com Sérgio Moro
Durante a votação que aprovou a reforma tributária, quatro senadores se posicionaram contra os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM). Entre eles, o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), que liderou as críticas ao modelo tributário da ZFM. O senador do Amazonas reagiu às acusações, e conta a luta para defender o modelo da região.
“Essa Abinee, desde quando a Zona Franca de Manaus existe, sempre foi contra a Zona Franca. E ficou provado no meu embate com o senador Sérgio Moro, porque durante a argumentação ele disse: ‘não, porque nós temos 138 mil empregos e vocês 33 mil.’ Eu disse: veja como a verdade sempre revela o lado errado. Vocês querem acabar com os 33 mil empregos nossos, e vocês têm 138 mil. Nós queremos o crédito presumido da indústria, que é fundamental, senão nós vamos fechar o polo industrial, e precisávamos do crédito com alíquota zero do CBS para salvar o comércio”, declarou Braga durante o debate.
Reforma tributária não deve afetar o Amazonas
O senador Eduardo Braga finalizou a entrevista expressando confiança de que a Câmara dos Deputados não permitirá o fim da Zona Franca de Manaus.
“E não foi fácil, porque nós não fizemos o bem apenas para o Amazonas, para as áreas de livre comércio, para a Amazônia Ocidental como um todo, a Amazônia por inteiro. Resolvemos problemas de mineração no estado do Pará, resolvemos problemas do agronegócio nos estados de Rondônia, Acre e Roraima, mas também para o Centro-Oeste e para o Nordeste brasileiro”, destacou.
Braga também frisou o impacto que a reforma tributária poderia trazer ao estado.
“O nosso estado era o que mais perderia com a reforma, porque nós somos um estado produtor. Portanto, a nossa receita não está no destino, está na origem. Não é justo o que eles querem fazer conosco“, concluiu o relator.
A entrevista completa com o senador pode ser assistida através do Youtube do Portal Norte.