Um servidor público de 47 anos foi preso nesta quinta-feira (16) em Manaus, suspeito de desviar bens públicos ao usar indevidamente cartões do auxílio estadual permanente.
Conforme a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o homem causou um prejuízo estimado em R$ 37 mil aos cofres públicos, afetando mais de 10 beneficiários.
A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), revelou que o servidor utilizava os cartões do programa social vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) para realizar compras indevidas.
As ações flagradas por câmeras de segurança mostram o suspeito utilizando os cartões em estabelecimentos comerciais.
Servidor público preso em Manaus
Moradores de São Gabriel da Cachoeira denunciaram que não receberam seus cartões de auxílio emergencial, o que levou ao início das investigações sobre o esquema.
Os beneficiários descobriram, por meio de um aplicativo de consulta, que os cartões estavam sendo utilizados e os valores descontados, embora nunca tivessem tido acesso a eles.
Com base nas denúncias, a Seas investigou a situação e constatou que o servidor público era o responsável pela movimentação dos cartões.
Após a identificação do esquema, ele acabou sendo demitido e tornou-se alvo de uma investigação que já estava em curso desde 2024.
Combate à corrupção
A prisão é parte de esforços da PC-AM para intensificar o combate à corrupção no estado.
A polícia encaminhou o suspeito à delegacia para os procedimentos legais. Por fim, os beneficiários terão os cartões e valores devidamente devolvidos.