Ícone do site Portal Norte

Medicina: MEC deve autorizar vagas só onde faltam médicos, diz ministro

Cursos de medicina só vão ofertar vagas em locais que precisam de médicos - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cursos de medicina só vão ofertar vagas em locais que precisam de médicos - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A proibição da abertura de novos cursos de medicina no Brasil, em vigor desde 2018, vai deixar de valer na quarta-feira (5).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

A ideia inicial do governo é permitir a criação de vagas somente nas regiões onde faltam médicos, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.

“A ideia inicial é que ele tenha foco a partir do Programa Mais Médicos para exatamente ter cursos onde há carência e da necessidade de médicos”, disse Camilo nesta segunda-feira (3) em entrevista ao g1 Ceará.

A proibição estabelecida durante o governo do ex-presidente Michel Temer era uma tentativa de controlar a qualidade da formação de profissionais de saúde, após um “boom” no surgimento de faculdades privadas.

Ficou estabelecido que essa moratória valeria até a próxima quarta.

RELACIONADAS

+ Medicina indígena é discutida por instituições e lideranças no AM

+ Ministro da Educação fará debate para nova proposta do ensino médio, diz Lula

+ Governo Federal recompõe Fórum Nacional da Educação nesta terça

Edital sobre cursos de medicina

Santana confirmou o fim da moratória, e disse que, após ela, o MEC e o Ministério da Saúde vão elaborar um edital sobre o assunto.

Sem dar números, o ministro da Educação afirmou ainda que, em razão de decisões judiciais, o número de vagas de novos cursos de medicina cresceu mais durante a vigência da moratória do que antes dela.

‘”O que aconteceu? Uma enxurrada de decisões judiciais […]. O objetivo da moratória era reduzir o número de cursos, mas fez foi aumentar e temos que ver a qualidade desses cursos que estão sendo oferecidos para os estudantes de medicina no Brasil”, afirmou Santana ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo.

Sair da versão mobile