A Polícia Federal (PF) planeja intimar o ex-secretário da Receita Federal, José Tostes para depor nos próximos dias. O profissional é citado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em uma reunião gravada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Em um trecho da gravação, Bolsonaro autoriza as advogadas do filho Flávio Bolsonaro a procurarem Tostes na Receita Federal. Dessa forma, o objetivo era obter informações que pudessem reverter a investigação comandada pelo órgão.
PF investiga rachadinha
Na época, a Receita investigava sobre um esquema de rachadinha comandado pelo senador Flávio Bolsonaro.
A PF também identificou na gravação, que se tornou pública nesta segunda-feira (15), um momento em que as advogadas do senador acusam o órgão de levantar acusações ilegais.
Segundo as apurações do G1, as advogadas se reuniram com Tostes duas vezes e Bolsonaro também se encontrou com o ex-secretário da Receita pelo menos duas vezes.
Dessa forma, as movimentações indicam uma tentativa de favorecimento de Flávio Bolsonaro em meio as investigações.
Depoimentos
Além de Tostes, a PF também quer ouvir o ex-chefe da Dataprev, Gustavo Canuto também citado na gravação pelas advogadas de Flávio Bolsonaro. Além disso, as duas sugeriram investigar se o senador teve dados do seu servidor acessados pela Receita.
Dessa forma, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, também presente no encontro entre as partes, disse que Canuto poderia ser um caminho para a obtenção de dados adicionais sobre a investigação.
Ademais, Ramagem também terá seu depoimento colhido pela PF. Apesar de alguns nomes noticiados, os investigadores querem manter os depoimentos sob sigilo.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.