O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 foi apresentado ao Congresso na sexta-feira (30) e destina R$ 2 bilhões para a realização de novos concursos públicos, além de autorizar a criação de 57.814 novas vagas no setor público para o próximo ano.
Dentre as vagas previstas, 53.599 serão destinadas ao Poder Executivo. Desse total, 46.882 serão para a formação de um banco de professores para universidades e institutos técnicos federais, enquanto as 6.717 vagas restantes serão preenchidas por outras categorias, incluindo militares efetivos.
O orçamento também prevê a contratação de 3.524 novos servidores para o Judiciário, 416 para o Legislativo, 232 para o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional do Ministério Público, e 43 para a Defensoria Pública da União, que é considerada um Poder à parte nas rubricas orçamentárias.
Apesar dessas previsões, o secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Clayton Luiz Montes, afirmou que ainda não estão definidos quais concursos serão abertos nem quais cargos estarão disponíveis no próximo ano.
Montes explicou: “Como a ministra Esther [Dweck] adiantou, existe sim a previsão de novos concursos para 2025. Tem previsão para isso no orçamento. Não temos agora a abertura de quais concursos, para quem, mas existe a dotação orçamentária reservada para tais concursos. O Ministério da Gestão e Inovação distribuiu uma nota, que informa haver uma reserva em torno de R$ 2 bilhões para abertura de novos concursos.”
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.
*Com informações da Agência Brasil