A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, prestou depoimento à Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (2), em inquérito que apura supostos assédios cometidos pelo ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.
O depoimento começou às 10h05 e terminou por volta de 11h25. Toda a fala foi gravada e só depois será transcrita.
À PF, a ministra deu detalhes da denúncia de assédio, citando datas e ocasiões. Segundo o blog Andréia Sadi, do G1, a ministra afirmou que os atos de abuso cometidos pelo ex-ministro Silvio Almeida começaram ainda na época de transição de governo.
Em depoimento, Anielle contou que as ações inapropriadas foram escalando até chegar à importunação sexual.
Em setembro, a PF abriu formalmente o inquérito policial para apurar as denúncias contra Silvio Almeida. No caso específico de Anielle, o crime investigado deve ser tipificado como importunação sexual.
Em 5 de setembro, uma nota da organização Me Too Brasil acusou Silvio Almeida de assédio sexual contra várias mulheres. A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, é uma das envolvidas.
Após as acusações, Lula decidiu demitir Silvio Almeida. A escolhida para ocupar o cargo no Ministério dos Direitos Humanos foi Macaé Evarista.