Nesta segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu Macaé Evaristo (PT-MG) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Em breve, o presidente assinará sua nomeção.
Atualmente, Macaé Evaristo é deputada estadual por Minas Gerais pelo PT e está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa.
Natural de São Gonçalo do Pará (MG), ela foi eleita vereadora da capital Belo Horizonte em 2020.
Aos 59 anos, Evaristo é graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em Educação, e trabalha como professora desde os 19 anos.
Anteriormente, ela ocupou os cargos de secretária municipal de Educação em Belo Horizonte (2005 a 2012) e secretária estadual de Educação de Minas Gerais, de 2015 a 2018.
Além disso, de 2013 a 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação durante o governo de Dilma Rousseff (PT).
Por fim, ao ser convidada, Macaé destacou: “com muita honra que aceitei o convite do presidente Lula. Temos muito trabalho pela frente e sigo espenaçosa, com o compromisso de uma vida na luta por direitos”.
Dweck no comando interino
Enquanto a nova ministra não assume oficialmente, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, está acumulando interinamente o cargo de ministra.
Nesta segunda-feira (9), Dweck realizará sua primeira reunião à frente do Ministério dos Direitos Humanos.
Silvio Almeida foi demitido do comando da Pasta após surgirem denúncias de assédio sexual. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi uma das vítimas de Silvio Almeida. Ela confirmou o assédio.
No sábado (7), Silvio Almeida expressou em nota seu desejo de que “os fatos sejam postos” para que possa se defender adequadamente dentro do processo legal.
Por fim, ele afirmou ser “o maior interessado em provar sua inocência”.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.