O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou nesta manhã de domingo (6), primeiro turno das eleições 2024, em São Bernardo do Campo (SP).

Ele votou na Escola Estadual João Firmino, no bairro Assunção no ABC Paulista.

O presidente estava acompanhado do candidato à prefeitura de São Bernardo pelo PT, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

Mais cedo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, chegou para votar antes do horário previsto.

Ela votou no Colégio Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Eleições 2024

O primeiro turno das Eleições 2024 ocorre neste domingo (6) em todo o Brasil.

Segundo o calendário oficial divulgado pelo TSE, os eleitorados abriram às 8h e vão fechar às 17h (horário de Brasília), dando às eleições nove horas para votar.

Por fim, o eleitor que estiver na fila de votação antes desse horário, terá o direito de votar, mesmo que ultrapasse o horário de fechamento das urnas.

No entanto, quem chegar após as 17h, não será mais possível participar do pleito.

Como consultar a seção eleitoral

A Justiça Eleitoral recomenda que todos confirmem o local de votação com antecedência para evitar deslocamentos desnecessários.

No site do TSE, o eleitor pode consultar o local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Primeiro, o eleitor deve acessar a página de Atendimento Eleitoral e clique em “Onde Votar”. Depois, forneçer nome, número do título ou CPF, além da data de nascimento e o nome da mãe.

Além disso, as páginas dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também permitem que o eleitor pesquise essas informações.

Em seguida, depois de preencher os dados, a página informará o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação.

O aplicativo e-Título mostra o local de votação na tela de início, logo abaixo do nome do eleitor.

Além disso, o app utiliza ferramentas de geolocalização para guiar o eleitor até a seção eleitoral. O prazo para baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas virtuais para sistemas Android e iOS foi até sábado (5).

Por fim, segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor poderá levar anotação com os números das candidaturas nas quais pretendem votar.