O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, de Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta terça-feira (12) que a redução na escala de trabalho 6×1 é “tendência no mundo inteiro”.

Nos últimos dias, uma proposta de emenda à Constituição (PEC), da deputada Erika Hilton (PSOL), que propõe o fim da escala de seis dias de trabalho e um dia de folga ganhou grande repercussão nas redes sociais.

“Isso não foi ainda discutido [no governo federal], mas acho que é uma tendência no mundo inteiro. À medida em que a tecnologia avança, você pode fazer mais com menos pessoas, você ter uma jornada menor”, explicou Alckmin durante entrevista coletiva após discursar na COP 29 em Baku, no Azerbaijão.

Segundo o vice-presidente, a escala de trabalho 6X1 se trata de “um debate que cabe à sociedade e ao Parlamento”.

A proposta é reduzir a jornada para quatro dias, com máximo de oito horas diárias, e um teto de 36 horas semanais.

A PEC já alcançou o número de 134 assinaturas de deputados, um aumento significativo em comparação ao final de semana, quando somava 71 apoiadores.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se manifestou sobre o assunto, na segunda-feira (11), por meio das redes sociais.

Na publicação, ele afirmou que a redução da escala precisa ser negociada em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados.