A Toyota registrou a quinta geração do Prius no Brasil e as imagens revelam o mesmo visual do modelo à venda no Japão.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O híbrido teve os desenhos industriais e patentes registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A marca manteve as configurações. Ou seja, o novo Prius tem versões híbridas comuns e do tipo plug-in (que recarrega em tomadas). Esta última deverá ser a aposta por aqui.
Cabe dizer que o registro não significa que o Toyota Prius 2023 está confirmado para voltar ao mercado brasileiro, mas que a marca tem interesse em reservar os diretos.
Portanto, resta esperar para ver quais os próximos passos.
No Brasil, o Prius saiu de linha em 2021. Entretanto, a fabricante japonesa sempre deixou claro o interesse de retornar com o modelo ao País.
Novo Prius
Em relação ao conjunto híbrido, o novo Prius conta com diferentes configurações.
Em algumas regiões, vem com o motor 2.0 de 196 cv.
Além disso, há o 1.8 que serviu de base para o Corolla sedã híbrido.
No entanto, graças ao motor elétrico mais potente, o desempenho subiu para 140 cv.
Por fim, há a versão plug-in que une o 2.0 a gasolina e um motor elétrico traseiro.
Juntos, geram 223 cv. Dessa forma, o Prius acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, com tração integral.
Conforme a Toyota, as baterias de íons de lítio foram mantidas sob o banco traseiro.
Na comparação com as de níquel-hidreto metálico da geração anterior, a capacidade passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh.
Assim, o alcance no modo 100% elétrico é 50% maior.
Ou seja, a autonomia foi ampliada de 63 km para quase 95 km. E o alcance combinado chega a 1.250 km.
RELACIONADAS
+ Toyota Corolla Cross ganha linha 2024; veja preços divulgados
+ Novo Toyota Corolla faz até 30km/l e estreia no Brasil em 2023
+ Toyota decide encerrar atividades na Rússia
Novo visual
No estilo, o Toyota Prius está mais moderno. A dianteira conta com iluminação full LEDs e luzes diurnas em formato de “C”.
Os faróis, inclusive, são conectados à grade. As laterais, por sua vez, chamam atenção com as maçanetas das portas traseiras escondidas na coluna.
Por fim, na traseira as lanternas também usam LEDs e vão de uma ponta a outra da carroceria.
A tampa do porta-malas alta realça as linhas modernas do modelo.
Na cabine, a versão disponível no Japão tem o painel semelhante ao do elétrico bZ4X.
O estilo lembra o i-Cockpit da Peugeot, com quadro de instrumentos digital com tela de 7″ acima do volante, que é compacto e cheio de botões.
E o multimídia central com display de 12,3″.