Manaus irá sediar, nesta quinta-feira (15), o evento de lançamento da 1ª pesquisa sobre a infância dos povos indígenas no Brasil. O evento é organizado pela Universidade de Brasília (UNB).
O lançamento da pesquisa será no Auditório da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), na Avenida Ayrão, no bairro Presidente Vargas.
Realizada pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar (CEAM) e pelo Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias (OPOInfância), a pesquisa pretende investigar as condições de vida, desafios e experiências das crianças indígenas no Brasil, com estudos de caso.
A pesquisa é coordenada pela professora Vanessa Maria de Castro, da UNB. No Amazonas, o responsável pela pesquisa é Gersem Baniwa, professor e pesquisador indígena.
No Brasil, são 728.220 crianças indígenas, sendo 44,5% na região Norte. Os estudos de caso foram realizados nos estados do Amazonas e Mato Grosso. Também há análises de dados secundários sobre outros estados.
No total, 10 povos indígenas do Amazonas participaram da pesquisa:
- Baré
- Dessano
- Piratapuia
- Tuyuca
- Tuca
- Kambeba
- Mura
- Sateré-Mawé
- Ticuna
- Yanomami
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também recebeu o lançamento do evento. O seminário em Cuiabá ocorreu nos dias 8 e 9 deste mês.