O município de Envira, a 1.206 quilômetros de Manaus, decretou na segunda-feira (4) situação de emergência por conta da cheia nos rios Tarauacá e Envira. Todas as comunidades indígenas da região foram atingidas, aponta Defesa Civil do município.
Conforme o último informativo hídrico divulgado pela Defesa Civil de Envira, o nível do rio Tarauacá chegou a 16,25 metros na segunda-feira, com 21 centímetros a mais que no dia anterior que atingiu 16,04 metros.
O rio Tarauacá também banha municípios do estado do Acre, que enfrenta uma grave cheia histórica. Pelo menos 17 dos 22 municípios sofrem com a subida do nível da água.
O secretário da Defesa Civil de Envira, Ismael Dutra, informou ao Portal Norte que a inundação já atingiu 100% das comunidades indígenas da região.
Ele também destacou nas redes sociais que a prefeitura de Envira e a Defesa Civil seguem abrindo abrigos públicos em escolas.
O prefeito em exercício, Lira Castro (PSL), afirmou que o governo também montou assistência social para atender as famílias atingidas pela cheia.
“Todo nosso governo está empenhado e preocupado com a situação da enchente que tem se agravado no Acre e que vai chegar em Envira. Tomamos as primeiras providências com os primeiros abrigos equipados, com alimentação. Já montamos a equipe da assistência social juntamente com a Defesa Civil nos locais atingidos pela cheia”, disse o prefeito.