Para ajudar a população do Rio Grande do Sul, o Amazonas enviou cerca de 15 agentes do Corpo de Bombeiros e três viaturas destinadas a reforçar ajuda humanitária na região. Os agentes saem de Manaus nesta sexta-feira (10).
“A gente vai pela BR-319, levando toda uma estrutura, como carros, equipamentos de mergulho e salvamento. A gente está trabalhando em um processo de autossuficiência, em que a gente chegue lá e não precise demandar outros recursos, como alimentação e água potável. A gente está levando tudo daqui e inclusive equipamentos para regaste”, explicou o governador.
Ao todo, dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestres, um em desastres naturais, um em atendimento pré-hospitalar e outros seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas integram a equipe.
O trajeto da viagem que inicia hoje deve perdurar por aproximadamente seis dias. A tropa sai da capital amazonense de balsa.
Os agentes também vão levar kits de autossuficiência e equipamentos de proteção individual. Conforme o Governo do Amazonas, tanto o Corpo de Bombeiros, quanto a Defesa Civil do Amazonas têm contato direto com o Comitê de Crime do Rio Grande do Sul.
Mais ações
O Amazonas também destinou, na quarta-feira (9), 30 mil copos de água para o Rio Grande do Sul, a partir de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao longo das próximas semanas, a expectativa é que mais de 70 mil copos sejam enviados ao estado afetado pelas fortes chuvas.
Em Manaus, na quarta-feira (8), o Rio Grande do Sul ficou iluminado com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, como forma se mostrar solidariedade às vítimas.
* Com informações da Assessoria