Durante a Missa na Praça de São Pedro, neste domingo (20), o papa Francisco proclamou a canonização do italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre em Roraima.

O reconhecimento foi dado por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira. De acordo com a organização Consolata América, o milagre que resultou na canonização aconteceu em 1996, em Roraima.

Na ocasião, um indígena yanomami foi atacado por uma onça enquanto estava na floresta, sofrendo um grave ferimento na cabeça.

Após o ataque, o indígena foi socorrido por missionários da Consolata e encaminhado para um hospital em Boa Vista, onde passou por uma cirurgia.

Durante o tratamento, um grupo de missionários teria invocado o padre José Allamano pela recuperação do jovem, que se concretizou, permitindo que ele retornasse à sua comunidade indígena.

O Papa Francisco disse, ao final da celebraçãoque a canonização de José Allamano “recorda-nos a necessária atenção às populações mais frágeis e vulneráveis”.

“Penso em particular no povo Yanomami, da Floresta Amazônica brasileira, entre cujos membros ocorreu o milagre ligado à canonização de hoje. Apelo às autoridades políticas e civis para que garantam a proteção destes povos e dos seus direitos fundamentais e contra qualquer forma de exploração da sua dignidade e dos seus territórios”, completou.

*Com informações da Agência Brasil.