A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) alcançou a marca de 850 mil atendimentos em 2024, beneficiando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os serviços foram prestados tanto presencialmente quanto de forma virtual, com uma média de 70 mil assistências mensais. Entre as principais demandas estão orientações jurídicas e psicossociais.
Setores com maior volume de atendimentos:
- Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC): mais de 89 mil atendimentos;
- Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Saúde: mais de 49 mil atendimentos.
Segundo o defensor público-geral, Celestino Chupel, o expressivo número de atendimentos reflete o compromisso da instituição em garantir o acesso à justiça.
“O alto número de atendimentos significa que uma grande quantidade de cidadãos teve seus direitos defendidos, fortalecendo a justiça social e democratizando o acesso às leis”, destacou.
Destaques de projetos sociais
1. Dia da Mulher:
Com mais de 31 mil atendimentos em 19 edições, a ação voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade oferece serviços gratuitos de saúde, segurança, acesso à justiça e oportunidades econômicas. O evento é realizado na primeira segunda-feira de cada mês no Nuclão da DPDF.
2. Volte a Sorrir:
Lançado em 2024, o projeto oferece tratamento odontológico e acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica que sofreram danos bucais.
3. Defensoria nas Escolas:
Com a participação de 6,4 mil estudantes, pais e servidores, o programa leva atendimentos jurídicos itinerantes e encontros educativos às escolas públicas do DF. Realizado em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto prevê atividades em todas as regiões administrativas até julho de 2025.
Como acessar os serviços da DPDF
A população em situação de vulnerabilidade pode buscar assistência gratuita da Defensoria Pública do DF de forma presencial ou online.
Para mais informações, acesse o site oficial ou procure a unidade mais próxima.
*Com informações da DPDF