A inteligência artificial (IA) está em alta e representa um desafio para o futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pois coloca a qualidade das eleições municipais em jogo neste ano.
Lewandowski é ministro aposentado do STF e para combater o uso ilegal da IA durante as eleições, ele promete trabalhar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o blog de Valdo Cruz, o futuro ministro da Justiça afirmou que o uso ilegal dessas ferramentas pode ser crime contra o Estado Democrático de Direito.
“Nós vamos trabalhar em estreita colaboração com o TSE, especialmente por meio da Polícia Federal para prevenir e reprimir o uso da inteligência artificial para fraudar as eleições, o que pode, inclusive, configurar crime contra o Estado Democrático de Direito”.
Lewandowski toma posse em fevereiro deste ano e esta montando sua equipe.
O uso ilegal da inteligência artificial não é um desafio apenas do Ministério da Justiça e do Judiciário, mas o Congresso também precisa regular as redes sociais.
Não é só no meio político que a IA tem causado problemas, mas na economia também.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), quase 40% dos empregos em todo o mundo podem ser afetados pelo aumento da Inteligência Artificial.
Em uma publicação de domingo (14), a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, pediu para que os governos tenham redes de segurança social.
“Na maioria dos cenários, a IA provavelmente piorará a desigualdade geral, uma tendência preocupante que os formuladores de políticas devem abordar proativamente para evitar que a tecnologia estimule ainda mais as tensões sociais”, disse.
RELACIONADAS
+ Lula anuncia Lewandowski como novo titular da Justiça
+ A caminho do ministério da Justiça, Lewandowski deve deixar disputa bilionária da J&F
+ Lula recebe Lewandowski nesta manhã e deve anunciá-lo como ministro