O Google Maps acaba de anunciar uma novidade que vai permitir que os próprios usuários informem atrasos no transporte público diretamente pelo aplicativo. A função, parte de uma série de atualizações apresentadas nesta quinta-feira (14), tem como objetivo aumentar a quantidade de dados sobre o tráfego e melhorar a experiência na plataforma.

Para registrar um atraso, o usuário deve selecionar a opção “Denunciar um atraso” ao visualizar uma parada de ônibus, por exemplo. Após isso, será necessário fornecer informações sobre o atraso, especificando qual ônibus está afetado. O processo foi otimizado para ser o mais rápido e simples possível, incentivando a participação dos usuários.

Na aba “Atrasos”, as denúncias feitas por outros usuários ficam visíveis. Se o atraso continuar ocorrendo, a pessoa pode selecionar a linha específica e adicionar mais detalhes. Além das informações fornecidas pelos próprios usuários, o Google Maps também irá integrar dados de agências de transporte público locais para enriquecer as atualizações sobre o trânsito.

Ainda não se sabe em quais regiões o novo recurso estará disponível, já que o Google não especificou a abrangência inicial da novidade, que pode ser limitada a algumas áreas.

Outras atualizações no Google Maps

Além dessa nova funcionalidade, o Google Maps traz outras melhorias para os usuários. Confira algumas delas:

  • Immersive View: Agora, a ferramenta de visualização imersiva do Maps não só exibe a rota planejada, mas também simula o tráfego, ajudando os usuários a se orientarem melhor durante suas viagens.
  • Busca por lojas: O Maps facilitará a localização de lojas que vendem os itens pesquisados, otimizando a busca por produtos.
  • Carregamento de veículos elétricos: As estações de carregamento de veículos elétricos serão incluídas nos itinerários do Maps, permitindo que os motoristas planejem melhor suas viagens com carros elétricos.

Ainda não foi anunciada a data exata para o lançamento dessas novidades, nem as regiões que serão atendidas inicialmente. No entanto, espera-se que esses recursos cheguem ao público em breve, principalmente em preparação para os feriados de fim de ano.