Uma queda de energia elétrica impactou 75% da rede no Acre, atingindo cerca de 218 mil consumidores, e 84% da rede em Rondônia, afetando aproximadamente 572 mil pessoas, conforme informou a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento de energia nos dois estados.

A recomposição das cargas nos estados começou às 17h10. O Ministério de Minas e Energia (MME) prevê que o serviço será totalmente reestabelecido nas próximas horas.

Monitoramento e restabelecimento da energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a abertura de uma sala de situação. Essa iniciativa envolve o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o corpo técnico do MME.

O objetivo da medida é acompanhar de perto todas as medidas para recompor o sistema. O apagão, ocorrido por volta das 15h50, foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A interrupção resultou em uma perda de aproximadamente 980 Megawatts na carga de energia em ambos os estados.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.