Uma queda na rede de transmissão elétrica provocou um apagão nos estados de Rondônia e Acre, na tarde desta quinta-feira (22).

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha ocorreu no sistema de transmissão em corrente contínua do complexo do Rio Madeira. A rede transmite energia das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, localizadas em Porto Velho (RO), para ambos os estados.

As usinas têm enfrentado baixa vazão devido à falta de chuvas na região, mas informações ainda não confiram se esse teria sido o motivo da queda de energia.

Sala de situação

Em resposta ao apagão, o Ministério de Minas e Energia montou uma sala de situação para monitorar a crise, garantir a rápida recomposição do sistema e investigar a causa da interrupção.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que aguarda mais informações dos agentes envolvidos para analisar a falha. As equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço de forma segura e no menor tempo possível.

Apagão na Amazônia

O blecaute aconteceu por volta das 15h50 (horário local). A Energisa, concessionária responsável, divulgou nota informando que a origem do evento foi no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os dois estados enfrentam uma forte onda de calor. Dados do ClimaTempo mostram que Porto Velho, capital de Rondônia, e Rio Branco, no Acre chegaram à máxima de 37° celsius.

Rondônia enfrenta ainda muita fumaça causa pelos incêndios florestais dos últimos dias.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Fonte: Poder 360.